Portugal - Florescer / Linda-a-Velha - Jun 2017
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No
âmbito do meu interesse por projetos que promovam a participação cívica, venho
falar-vos da Florescer - Associação de Educação Global, uma organização sem fins lucrativos que
nasceu em 2012, a partir de pessoas que não se reviam no ensino tradicional
como sistema de aprendizagem para os seus filhos.
Fui ter
com a Teresa Mendes, presidente da Florescer, ao jardim dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.
Quando
chego apercebo-me que está com mais duas senhoras, a começar a arrumar aquilo
que suspeitei ter sido um piquenique. Um grupo de crianças brincava muito perto,
de forma tranquila. Deixou-me no mesmo instante curiosa.
Apresentei-me
e cumprimentei-as. Após uns breves momentos de organização entre elas,
acompanhei a Teresa até um café ali perto.
A Teresa
é uma mulher simpática, que transmite de imediato uma grande serenidade.
Explicou-me
que apesar da sua formação de base ser a gestão, aquilo que a apaixona é a
educação.
Com
admiração, apercebo-me rapidamente que a serenidade inicial que transmite não é
em nada incompatível com um forte dinamismo!
A minha
interlocutora apresentava-se como co-fundadora de diferentes organizações,
entre elas a Florescer.
Explicou-me
que esta associação tem por missão trabalhar para o desenvolvimento integral de
crianças e comunidades, para que assumam uma presença activa e responsável no
mundo.
Fá-lo
implementando e facilitando a implementação de uma educação global, convergindo
as áreas da educação, ecologia, saúde cultura, tecnologia e solidariedade
social.
À medida
que a nossa conversa vai decorrendo, as palavras inovação e empreendedorismo
surgem com frequência e, claramente a associação defende uma abordagem
holística como estratégia para a promoção destes pilares.
A minha
área não é a Educação, mas da minha visita ao Projeto Âncora (no Brasil) e
tendo conhecimento da Escola da Ponte (em Santo Tirso), há já algum tempo que estou
rendida a este tipo de abordagem. E sim, julgo que é difícil defender que o
ensino tradicional promova propriamente a criatividade ou a pro-actividade das
pessoas…
A
Florescer desenvolve a sua actividade essencialmente em 3 vertentes:
- Educação
Global – centrada na participação activa e global. Envolve as crianças e jovens
e todos aqueles que fazem parte do seu mundo (famílias, professores,
orientadores, voluntários, entre outros).
- Trans-Formação
– visa apoiar e desenvolver acções inovadoras no âmbito da educação, tanto para
docentes como para a comunidade (palestras, workshops, estágios, consultoria,
etc.)
- Redes
Comunitárias – a associação aposta no trabalho em rede e na partilha de
práticas e de conhecimentos com outras organizações, tanto nacionais como
internacionais.
De facto
a associação faz parte da Rede Educação Viva – que coloca em contacto pessoas, grupos
e projectos que defendem este tipo de educação. Por isso, se quiserem ver o que
existe perto de vossa casa, é pesquisar.
Tive
ainda a oportunidade de visitar as instalações da Florescer e verificar que,
apesar de não ser um espaço muito grande, é muito agradável e as crianças estão
muito tranquilas a desenvolver as suas actividades pacatamente. Por outras
palavras, não é porque não estão sentadas a secretárias a olhar para quadro,
que passam a estar aos gritos, não aprendem ou não respeitam os outros.
Habituam-se é a pesquisar, ganham autonomia e responsabilidade.
É… aqui
a educação vai ao encontro de cada criança e não o contrário.
English version
Under
the scope of my interest in projects that promote civic participation, I would
like to tell you about Florescer - Associação de Educação Global, a non-profit organization born in 2012, from people
who did not revert to traditional teaching as a learning system for their
children.
I went
to meet Teresa Mendes, president of Florescer, at the garden of Aciprestes, in Linda-a-Velha.
When I
arrived I realized there were two more ladies, starting to sort out what I
suspected was a picnic. A group of children quietly played very close by. I was
immediately curious.
I
introduced myself and greeted them. After taking a few moments for their
organization, I accompanied Teresa to a nearby cafe.
Teresa
is a nice lady, who immediately transmits great serenity.
She
explained to me that although her basic education is management, what she is
passionate about is education.
With
admiration, I quickly realize that the initial serenity that she conveys is in
no way incompatible with a strong dynamism!
My
interlocutor presented herself as co-founder of different organizations, among
them Florescer.
She
explained to me that this organization has the mission of working for the
integral development of both children and communities, so that they can take an
active and responsible presence in the world.
It works
by implementing and facilitating the implementation of a global education,
converging the areas of education, ecology, health culture, technology and
social solidarity.
As our
conversation goes on, the words innovation and entrepreneurship come up
frequently and clearly the association advocates a holistic approach as a
strategy to promote these pillars.
My area
is not Education, but my visit to Projeto Âncora (in Brazil) and knowing
about Escola da Ponte (in Portugal, Santo Tirso), for already some time I
have been surrendering to this type of approach. And yes, I think it is
difficult to argue that traditional teaching promotes people's creativity or
pro-activity ...
Florescer
develops its activity essentially in three areas:
- Global
Education - focused on active and global participation. It involves children
and young people and all those who are part of their world (families, teachers,
counselors, volunteers, among others).
- Trans-Training
- aims to support and develop innovative actions in education, both for
teachers and the community (lectures, workshops, internships, consultancy,
etc.)
- Community
Networks - the association bets on networking and sharing of practices and
knowledge with other organizations, both national and international.
In fact,
the association is part of Rede Educação Viva- which puts
in contact people, groups and projects that advocate this type of education.
Therefore, if you live in Portugal you can search for projects near your home.
I have
also had the opportunity to visit the facilities of Florescer and to verify
that, although it is not a very large space, it is very pleasant and the
children are very calm to develop their activities peacefully. In other words,
it is not because they are not sitting at secretaries looking at board that
they are screaming, they do not learn or they do not respect others.
They get
used to research, they gain autonomy and responsibility. Well ... here
education goes to meet each child and not the other way around (reviewed by Ricardo Domingos).
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