Indonésia - Bali - Project Clean Uluwatu - Nov 2012

(NOTA: Esta crónica é relativa a uma viagem realizada a 2012)

Acabei de me aperceber que estou a viver com 3 pessoas que conheço há 1 semana e se conhecem entre elas há 2 :)
É engraçado porque o ambiente é muito afável e simpático. A Ana, a sérvia, é uma querida e uma mulher muito bonita, que vira a cabeça aos rapazolas todos (é mesmo divertido de ver).
A Estela é uma espanhola  cheia de personalidade, boa gente e completamente obcecada com a separação do lixo, mas com grandes limitações para o fazer. É quase tão exigente como se estivesse na Suíça (mal comparando!).

O Willy é venezuelano, um porreiro, homem de negócios e de negociatas. Surfa muito bem e divide o seu tempo entre essa atividade e a compra e venda de produtos. 
Pois foi ele que me arranjou uma prancha. A descrever, uma 6.8, malibu, em 2ª mão. Ligou-me a dizer que tinha conseguido uma "amazing board" e depois percebi porquê. O meu companheiro de casa pediu para pintá-la em tons jamaicanos, colocou uma foto do Bob Marley no meio, e entre as várias palavras que resolveu escrever na mesma, destacam-se um "Woman no Cry", que me faz sorrir sempre que me vou fazer a uma onda!

by Estela Ra


Aqui a menina gosta de surf mas não ambiciona ser profissional como o Curtis, um americano simpático mas de muito poucas palavras, que apesar de trabalhar, surfa 3x ao dia e come como os cães (1x/dia), dedicando o resto do tempo (julgo) a ignorar as feridas e rasgões, que faz diariamente, já que surfa em Uluwatu, não importa as marés. 

Mas deixem-me explicar melhor. O Curtis é um homem muito especial e inspirador. Biólogo de formação, apaixonado pelo surf e pela natureza, começou a desenvolver ações para proteger a zona de Uluwatu e a juntar pessoas à causa, criando o Project Clean Uluwatu. Se vierem a Bali, à zona do Bukit, aconselho vivamente a verem o trabalho que fazem. Estão focados sobretudo na gestão do lixo sólido e líquido e na educação ambiental. Acredito neste projeto e no seu impacto porque o Curtis, para além da causa que defende, teve a preocupação, desde o primeiro instante, em envolver os donos dos negócios com influência na área, os residentes locais e estrangeiros e abre espaço à participação de quem se queira voluntariar.



by Ana Vidosavljevic


Uluwatu é uma praia lindíssima apesar da (e também pela) quantidade de rocha que tem. É uma das mais famosas praias para a prática de surf, em Bali. Apresenta ondas perfeitas e, habitualmente, é para surfistas que sabem o que fazem (o que não é o meu caso).
Esta praia tem a particularidade de ter um areal muito reduzido, formando umas piscinas naturais na maré baixa. Nesta altura, pode ver-se a água transparente, de um verde muito claro, que contrasta com as zonas de rocha.

Posso acrescentar que passado um dia ou dois descobri ainda que, na maré cheia - a única altura possível de eu não acabar toda rasgadinha -  tem uma corrente tramada que puxa para a direita. Sim, aqui a menina  ensaiou-se a surfar nesta praia!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paço de Arcos/ Alto da Loba - "Moreira Team Kickboxing" - Hoje e sempre!

Espanha - Ponte Vedra/ Armenteira/ Vila Nova de Arousa - May 2018

Portugal - Florescer / Linda-a-Velha - Jun 2017