Peru - Huacachina / Arequipa - Sep 2017

For a English version please scroll down

Confesso que a ida até a Huacachina não vinha nos meus planos e tudo se passou de forma fluída e rápida. Cheguei a este lugar ao final da tarde e saí, literalmente, do autocarro para um buggie. 
Sabia que estava a fazer o que era suposto, mas não sabia exactamente ao que ia. Consegui ir ao lado do condutor e de uma queniana boa onda que também estava a viajar sozinha, a Zoe.

Estavamos perto da hora do pôr-do-sol e arrancámos por ali fora, em direção ao interior do deserto, de dunas gigantes - uma paisagem em tons de amarelo torrado e alaranjado absolutamente deslumbrante! Foram cerca de 2h incríveis! Ao som de reggaeton, Jesus, esmerou-se na sua condução e pôs tudo em pulvorosa, subindo e descendo grandes dunas a alta velocidade. Escusado será dizer que estávamos todos na galhofa em pouquíssimo tempo 😄
Foi neste passeio que experimentei pela primeira vez sandboard, e foi com um friozinho na barriga que me atirei a algumas das dunas. Não sei se foi devido ao meu peso, houve uma das vezes que “voei” e acabei por fazer o dobro da distância que os meus companheiros fizeram, "voando" por cima de duas dunas em vez de uma. Uma loucura!
Terminámos praticamente de noite, avistando uma grande lagoa entre dunas altíssimas! Foi aí que compreendi que Huacachina é um oásis e, sejam hostels, restaurantes ou bares, tudo se passa ao seu redor.
Jesus, para além de excelente condutor é muito boa pessoa. Ajudou-me a encontrar um bom sítio para dormir e convidou-me para beber umas cervejas e comer qualquer coisa. E porque não?! 
Ele levou-me até Ica (a 5km) e passámos a noite em amena cavaqueira, acabando numa discoteca local. Adorei!

No dia seguinte aproveitei para descansar e escrever. Esperava-me à noite uma viagem dura até Arequipa, de aproximadamente 12h. Cheguei à segunda maior cidade do Peru, pelas 7h30 da manhã e dirigi-me de imediato a casa do Wilson, um amigo da minha querida amiga Helena.
O meu anfitrião é um homem bem-disposto, gozão e de coração grande. Tenho que assumir que esta viagem ao Peru se deve essencialmente a ele. Temos estado em contacto desde Agosto e, com uma paciência de jó, o Wilson tem-me ajudado a fazer o meu intenerário. Os melhores sítios para ir, as actividades a fazer, os lugares para ficar, as pessoas de contacto nos diferentes sítios, sabe tudo! Também não é para menos já que é o dono da Origen Tours, uma agência de viagens destinada a pessoas que pretendem conhecer o Peru ou a Bolívia, com qualidade, conforto e segurança, fugindo ao turismo de massas. 

Estava com fome e o Wilson levou-me a comer umas empanadas de carne acompanhadas de chicha (bebida fermentada do tempo dos incas), que me soube pela vida! Depois fomos dar uma volta pelo centro. Fui ver a imponente Plaza de Armas, com a sua magnífica catedral e o antigo convento da Companhia de Jesus, actualmente transformado uma parte em galeria de lojas de alta qualidade.
Já sozinha (que o Wilson tinha que trabalhar) fui visitar a igreja de San Francisco e talvez o mais famoso edifício de Arequipa, o Convento de Santa Catalina. Recomendo vivamente a visita guiada. Já bastante tarde, acabei a almoçar o típico rocoto relleno, junto ao mercado San Camilo.
Apesar de estoirada, ainda fui a tempo de comprar uma tour Campiña para o dia seguinte e conhecer o Jonathan, o sobrinho do Wilson. Este rapaz é muito querido e está a aprender português! Simpaticamente levou-me a conhecer mais alguns lugares da vida quotidiana da também chamada “Cidade Branca” e fez-me companhia para jantar. A noite terminou cedo, com umas gargalhadas e um chá, que eu estava morta e o dia seguinte prometia ser cheio.

English version

I confess that the trip to Huacachina did not come in my plans but everything went smoothly and fast.
I arrived late in the afternoon at this place and literally got off the bus for a buggie. I knew I was doing what I was supposed to do, but I did not know exactly what was going on. I was able to go next to the driver and a nice Kenyan girl who was also traveling alone, Zoe.


It was near sunset time, and we plodged out into the desert into giant dunes - a landscape in shades of blazing yellow and orange, absolutely stunning! There were around 2 awesome hours! 
To the sound of reggaeton, Jesus, took care of his driving and he left everyone excited, rising and descending great dunes at high speed. Needless to say, we were all laughing at each other in a short time 😄
It was my first experience doing sandboarding, and it was with a chill in my belly that I threw myself into some of the dunes. I do not know if it was because of my weight, there was one of the times I "flew" and I ended up doing twice the distance that my companions did, “flying” over two dunes instead of one. Crazy!
We ended up practically at night, sighting a large lagoon among the towering dunes! That's when I realized that Huacachina is an oasis and everything happens around it (hostels, restaurants or bars).

Jesus, as well as an excellent driver is a very good person. He helped me find a good place to sleep and invited me to drink some beers and eat something. And, why not?!
He took me to Ica (5km away) and we spent the night having an interesting conversation and a few beers. We ended up at a local nightclub and just loved it!


The next day I took time to rest and write. A hard trip to Arequipa, for about 12h, was expecting me.
I arrived to the second largest city in Peru at 7:30 am and immediately went to Wilson's house, a friend of my dear friend Helena.
My host is a well-disposed, playful man with a big heart. I have to assume that this trip to Peru is essentially due to him. We have been in touch since August, and with a lot of patience, Wilson has helped me make my itinerary. The best places to go, the activities to do, the places to stay, contact details for people in different places, he knows everything! It isn’t strange also as he is the owner of Origen Tours, a travel agency designed for people who want to know Peru or Bolivia with quality, comfort and safety, escaping to mass tourism.
I was hungry and Wilson took me to eat meat patties accompanied by chicha (fermented drink from the time of the Incas). Delicious! Then we went for a walk around the center. I went to see the imposing Plaza de Armas, with its magnificent cathedral and the former convent of the Company of Jesus, currently transformed into a part of gallery of high quality shops.

Already alone (Wilson had to work) I went to visit the church of San Francisco and perhaps the most famous building of Arequipa, the Convent of Santa Catalina. I highly recommend the guided tour.
Already late, I ended up having lunch the typical rocoto relleno, next to San Camilo market.
Despite being whacked, I still had time to buy a Campiña tour for the next day and meet Jonathan, Wilson's nephew. This dear boy is kind and he is learning Portuguese! Sympathetically he took me to know more places of the daily life of the so-called "White City" and made me company for dinner. The night ended early, with laughter and tea. I was dying of fatigue and the next day promised to be full (reviewed by Kev Hawken).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paço de Arcos/ Alto da Loba - "Moreira Team Kickboxing" - Hoje e sempre!

Espanha - Ponte Vedra/ Armenteira/ Vila Nova de Arousa - May 2018

Portugal - Florescer / Linda-a-Velha - Jun 2017