Portugal - Around Minho - Apr 2017

For a English version please scroll down
 
Há mais de 2 anos que penso em fazer o Caminho de Santiago a pé. De um dia para o outro  a concretização deste percurso tornou-se urgente.
Há cerca de 1 semana e pouco, comecei por falar sobre a minha ideia a algumas pessoas que sabia poderem ter interesse em acompanhar-me. Não me estava a apetecer ir sozinha... 
Simultaneamente, lembrei-me de uma querida amiga do Porto que não via faz muito tempo, a Joana Rosas. Liguei-lhe para saber dela e falei-lhe da possibilidade de a visitar, a que ela respondeu: "Maria, então vem a 19 de Abril, que eu vou para Vila Nova de Cerveira".
 
E assim foi! Quem decidiu quando é que eu daria início a esta aventura foi, literalmente, a minha amiga 😊
 
Como até à data ninguém podia, resolvi fazê-lo sozinha, consolando-me com a ideia de que iria conhecer gente ao longo do percurso.
Levantei a Carta do Peregrino, aconselhei-me sobre percursos e material a levar junto da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago e preparei tudo.

Ontem foi entusiasmada que saí de Lisboa, num autocarro que demoraria 6h a deixar-me numa das terras mais bonitas que conheço - Vila Nova de Cerveira.
A minha amiga estava à minha espera e recebeu-me com um forte abraço.

Levou-me até sua casa, mais precisamente a Quinta da Motta, situada em Gourém. E que linda que é! Está localizada num sítio privilegiado com uma vista de cortar a respiração, junto ao Rio Minho. Dali avista-se a ilha dos Amores, a ilha da Boega, Espanha e Caminha.

Tem ainda um jardim maravilhoso, repleto de árvores de fruto e arbustos com  flores lindas como camélias, roseiras, azálias, rododendros, glicínias e outras. Ao centro um antiga casa de lavoura devidamente adaptada aos dias de hoje e do lado esquerdo, uma piscina. Com alguma tristeza soube que a aquela herdade está à venda...

Tivemos um final de tarde fantástico, partilhámos conversas e um jantar delicioso, acompanhadas de uma garrafinha de vinho.

Hoje acordámos e a Joana levou-me a dar um passeio maravilhoso. De Gourém fomos até Seixas, depois até à Foz do Minho, Moledo, Vilar de Mouros, Caminha, Hotel da Boega e regresso a Vila Nova de Cerveira. Que bonito!! Que saudades que eu tinha do Minho..
 

Ao final da tarde a minha amiga levou-me até Valença e deixou-me no Albergue de S. Teotonio. 

Assumo que inicialmente senti um frio na barriga. Ia começar a minha jornada... E se eu me perdesse? E se me magoasse? E se fosse demasiado cansativo? E se me sentisse demasiado só?
 
Fui dar uma volta dentro das muralhas   de onde se tem uma vista privilegiada para a margem espanhola do rio Minho. É muito bonito...Respirei fundo e tranquilizei. Vai correr bem 😊

English version

For more than 2 years I have been thinking of doing the Camino de Santiago, by foot. Suddenly, it became urgent to realize this route.About a week or so ago, I started talking about my idea to some people that I knew they might be interested in joining it. I did not feel like going alone ...

Simultaneously, I remembered a dear friend from Porto who I had not seen for a long time, Joana Rosas. I called and I told her about the possibility of visiting her.  She replied: "Maria, so do it on April 19! I'm going to Vila Nova de Cerveira."


And so it was! Whoever decided when I would start this adventure was literally my friend 😊


Since no one could join me on that date, I decided to do it myself. I would meet people along the way.I contacted  the Association of Friends of the Camino of Santiago, I picked up the Letter of the Peregrine and I asked about the routes and material to take with  me.


Yesterday I was excited when I left Lisbon, on a bus that would take 6 hours to leave me in one of the most glamorous towns in Portugal  - Vila Nova de Cerveira.My friend Joana was waiting for me and she welcomed me with a big hug.We went to her house, more precisely "Quinta da Motta", located in Gourém. It is so beautiful!


It is located in a privileged place with a incredible view, next to the Minho River.
From there you can see the island of Amores, the island of Boega, Spain and Caminha (another town).The place also has a wonderful garden, full of fruit trees and shrubs with beautiful flowers like camellias, rosebushes, azaleas, rhododendrons, wisteria and others. In the center an old tillage house  duly adapted to the present days and on the left side, a swimming pool. With some sadness, I was informed that the property is for sale ...We had a fantastic afternoon! We shared conversations, we ate a delicious dinner and we drank a nice bottle of wine.Today we woke up and Joana took me for a wonderful walk. From Gourém we went to Seixas, then to Foz do Minho, Moledo, Vilar de Mouros, Caminha, Hotel da Boega and we returned to Vila Nova de Cerveira. Marvelous!!

At the end of the afternoon my friend took me to Valença and left me at the Hostel of S. Teotonio.I assume that initially I felt anxious. What if I  lose my way? What if I get hurt? What if it become too tired? What if I feel too lonely?

I went for a walk inside the walls from where we have a privileged view for the Spanish bank of the river Minho. It's very beautiful ... I took a deep breath and I calmed down. It's going to be ok 😊

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paço de Arcos/ Alto da Loba - "Moreira Team Kickboxing" - Hoje e sempre!

Espanha - Ponte Vedra/ Armenteira/ Vila Nova de Arousa - May 2018

Portugal - Florescer / Linda-a-Velha - Jun 2017