Cabo Verde - ACRIDES e Aldeias Infantis SOS Cabo Verde - Out 2016

Cheguei faz uns dias a Portugal, regressada de Cabo Verde.
Embora eu gosto de fazer os meus amigos pensarem que a minha vida é só entretenimento, na verdade foram umas semanas preenchidas com muito trabalho (reuniões, visitas, preparação de documentos, etc.). Adorei, na medida em que gosto do que faço, o contexto foi outro e há sempre o desafio de procurar perceber outras formas de estar e de funcionar, que é o que me fascina.



Nesse espaço de tempo tive a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias, que, no âmbito das suas organizações, desenvolvem e investem todos os dias para o desenvolvimento das comunidades onde trabalham.
Hoje dedico a minha crónica a fazer referência a duas organizações que têm trabalhado em prol da defesa das crianças e jovens de Cabo Verde:
ACRIDES - uma organização que tem por missão a promoção dos direitos/deveres e solidariedade social das crianças/famílias mais desfavorecidas. A Presidente, Dra. Lourença Tavares, é uma mulher carismática, cheia de afeto e com uma força "trator", daquelas que leva tudo à frente! Se tiverem a possibilidade de visitar a organização e falar com ela, vão perceber ;) 

Outra organização de que vos quero falar é das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. Trabalha com vista à promoção do desenvolvimento social, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. O Diretor Nacional, Dr. Dionísio Pereira, é um homem encantador e que me deu a oportunidade de acompanhar o excelente trabalho desenvolvido pela Sona Candé, num bairro desafiante da Cidade da Praia.


Tenho a dizer-vos que é comovente ver a dedicação com que estas pessoas se dedicam às causas que defendem.  Cada vez mais estou convencida de que se se quiser ter uma perspetiva mais aprofundada de um país ou região, tentar perceber porque é que as pessoas se comportam de determinada forma ou quais as principais dificuldades e potencialidades, é importante tirar uma manhã ou uma tarde para visitar uma ou outra organização que trabalhe em prol do seu desenvolvimento.

Cabo Verde é um país incrível! Eu nem se quer posso dizer que conheço o país já que só conheço 3 ilhas, mas do que conheço é um país lindíssimo pelas praias, paisagens, picos, achadas, com direito a vulcão e tudo (ilha do Fogo)! Mas é também e sobretudo um país fascinante pelas pessoas. Ainda que generalizando, os cabo-verdianos são pessoas muito cultas, as mulheres têm uma força como eu raramente senti e os jovens são dinâmicos, querem agir e participar (ainda que nem sempre saibam como).


É...regressei a Lisboa, mas com a certeza que voltarei a Cabo Verde, um país que me fez, de facto, sentir em casa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paço de Arcos/ Alto da Loba - "Moreira Team Kickboxing" - Hoje e sempre!

Espanha - Ponte Vedra/ Armenteira/ Vila Nova de Arousa - May 2018

Portugal - Florescer / Linda-a-Velha - Jun 2017